Dia Nacional da Língua Portuguesa e #PrimeiraSegunda

Hoje é o Dia Nacional da Língua Portuguesa!!! Uhuuu!!! AEIOU!!!!

O que isso quer dizer? Que deveríamos valorizar a língua oficial do país, tentar entende-la e, ainda, compreender que flexibilidade e banalização são coisas bem diferentes.

http://samuelseraloc.comunidades.net/lingua-portuguesa-culta-e-feia

Flexibilizar é dinamizar, enriquecer, expandir conforme experimentamos novos sentidos dentro das práticas orais e escritas dos grupos sociais. Banalizar é tratar com desdém, acreditar que podemos simplesmente ignorar as normas e padrões sob a justificativa da flexibilização.

Eu, particularmente, ADORO neologismos. Nos meus livros, procuro inventar palavras ou conjugações. Muitas vezes, eu transformo as palavras e atribuo-lhes sentidos diferentes. Certa vez, usei tartarugoso. Todas as vezes, entretanto, eu procuro colocar o itálico.

Sem delongas, PARABÉNS aos falantes e entendedores da Língua Portuguesa, uma das mais faladas no mundo todo - acredite se quiser.



Mudando de assunto, hoje também é a #PrimeiraSegunda do mês de novembro e, como tal, precisamos comemorar.


A partir de hoje, vou usar a #PrimeiraSegunda para falar de #Parceiros do blog... Como hoje também é a primeira vez que faço isso, vou falar da minha primeira parceira, a Gilvana Rocha do blog Livros Em Retalhos.

Conheci a Gil há uns dois ou três anos, quando tinha um blog de crítica literária. Na época, eu me achava "a" sabedora de tudo. A Gilvana veio me dar um toque suave às críticas. Lendo o que ela escrevia, fui percebendo que a gentileza era uma parte muito importante do diálogo com o leitor. Gilvana é suave, doce e uma amigona e são dela o Prefácio de "A Herdeira do Título" e a orelha de "A Casa das Senhoras Distintas".

 
Essa #PrimeiraSegunda, então, é dedicada a ela! Obrigada, Gilvana, por tudo! 

Postagens mais visitadas

Casa 2 na Amazon!

Wattpad