Autora parceira!


E essa #SegundaSegunda de 2019 vai ser diferente... Vou dedicar a uma parceira, que também é autora e que tem vários projetos para esse novo ano.

Vamos conhecer a Lygia Camelo!



1 – Nome de autor:  Lygia Camelo Santiago, pseudônimo onde adotei os sobrenomes das minhas duas avós!

2 – Quantos livros publicados até hoje?

Um completo no Wattpad (O Algodão da Tua Pele), um na Amazon (Como Não Perder o Duque) e um em andamento no Wattpad (Era Uma Vez a Princesa)!  Mais um monte de contos.

3 – Muitos engavetados? Pq?

Muitos! Só da série Segredos Vitorianos tem mais 4 a serem escritos. Provavelmente vou escrever o terceiro livro de Os Herdeiros de Briathar (universo de Era Uma Vez a Princesa), sem falar os livros “avulsos” que estão guardados. O motivo é só um: falta de tempo. Eu sou um pouco desorganizada, tenho a demanda do trabalho e escrevo devagar. Tudo contribui para que eles estejam somente na cabeça, mas, uma hora dá certo! 

4 – Qual predileto?

Das ideias arquivadas? Os Votos Entre Nós! A história foca no casamento do Pedro Augusto com a Maria Eduarda, em como a candidatura dele ao governo do Ceará afeta o relacionamento dos dois. Tem um conto nesse universo postado no Wattpad chamado Pé do Meu Samba (https://w.tt/2RL2u57). Não vejo a hora de escrever esse livro.

5 – Como surgem as ideias?

Às vezes, só surgem. Às vezes foi algo legal que eu vi ou ouvi por ai e que queria abordar em um texto. Um conceito diferente de alguma matéria que daria um bom mote. Uma música, um universo ficcional que eu amo... No final das contas, tudo traz um pouco de inspiração.

6 – Mesa: bagunça ou organização?

Quase sempre bagunçada, mas isso desorganiza meus chacras, logo, estou sempre tentando pôr tudo em ordem. 

7 – Para escrever: várias notas ou planejamentos e tabelas?

Vária notas, principalmente mentais. Às vezes um arquivo do Word com coisas desorganizadas. Mais raramente um esqueleto básico.

8 – Ansiedade pré-publicação: como lida com ela?

Não lido. Mesmo! Não sei lidar com a ansiedade em nenhum aspecto da minha vida, mas, estamos vivendo, mesmo ansiosa.

9 – Escrever é...

Uma necessidade.

10 – Ser escritora é...

Faz uns 15 anos que escrevo e ainda estou em busca dessa resposta. Acho que, no fim do dia, é me questionar se eu estou fazendo certo em dedicar tanto de mim à escrita, mas, mesmo assim, continuar escrevendo.

11 – Crítica negativa: sempre construtiva?

Hoje em dia, pode não ser a intenção de quem critica, mas é sempre construtivo sim. Nem que seja no intuito de você tirar todo o ódio de cima das palavras de alguns e tentar esmiunçar a essência da crítica. O ponto é que: “Ai, odiei! Essa autora é uma idiota.” não é uma crítica. É tão somente uma opinião pessoal, que pode ser descartada com a mesma facilidade que foi proferida. Uma crítica se dá ao trabalho de argumentar sobre o que são qualidades e defeitos da obra, ainda que sob a ótica individual do crítico, que tem sim seus gostos pessoais. 

Não aceitar uma crítica, porém, também é um exercício de autocrítica do autor, e de extrema importância.

12 – Como é o apoio da família

Por aqui tem no sentido de: “olha só que legal, ela é escritora!” ou “Filha, escreve isso pra mim que tu é a escritora da casa”. Minha mãe bota mais fé no papel “escritora” do que eu, mas também não tem muito incentivo além disso não. Se ela tiver lido dois contos meus, leu muito. Meu pai não tem nenhum hábito de leitura e só me fez passar pelo constrangimento de saber que ele tinha lido algo meu quando eu ainda era uma adolescente.

13 – Profissão ou hobby?

Hoje, hobby. Quem sabe um dia vire profissão.  

14 – O que é literatura?

Um modo de vida, o modo que eu escolhi viver.

15 – Qual o seu objetivo ao escrever?

Sou uma pessoa extremamente utilitarista: escrevo porque me gera bem-estar. Adoro a possibilidade de criar e a escrita é meu modo de extravasar isso.
16 – Em qual autor se inspira?

Depende... Eu nunca fui muito de me espelhar em determinadas pessoas. Eu gosto muito de alguns autores por sua trajetória como ser humano, de outros por seus livros, alguns até por sua disciplina, pela ousadia... Se perguntasse quem eu queria ser: eu queria ser a Julia Quinn (rs), então, acho que posso dizer que ela me inspira. Mas o Mario Puzzo também me inspira, o Stephen King, a Clarice Lispector, a Conceição Evaristo... Todos por diversos motivos, por isso essa é uma pergunta difícil.

17 – Planos e futuros lançamentos?
Para 2019? Se tudo der certo, sai Os Cadernos da Filha do Barão, livro dois da série Segredos Vitorianos, logo após terminar Era Uma Vez a Princesa.


18 – Livros já publicados – nomes e links:

Como Não Perder o Duque: https://amzn.to/2AU3v4Q

Dois Passos Para Seguir em Frente (conto): https://amzn.to/2Pskbo6

O Algodão da Tua Pele: https://w.tt/2CizrB2

Era Uma Vez a Princesa (em curso): https://w.tt/2L4cgfV

 





Lygia, que 2019 te traga muitas notícias excelentes e sucesso!!

Estou na torcida!

Namastê, pessoal!

Postagens mais visitadas

Casa 2 na Amazon!

Wattpad