São Tomás de Aquino

Hoje, dia 28 de janeiro, é o dia de São Tomás de Aquino, um importante filósofo e teólogo da Idade Média, fundador do tomismo, uma tentativa de unir o pensamento católico ao de Aristóteles, algo como o uso da metafísica na teologia. Aquino é tido como professor modelo para os futuros sacerdotes por ter atingido a expressão máxima da razão natural e da teologia especulativa.

Todavia, segundo Bertrand Russel (Uma História da Filosofia Ocidental):


Ele não persegue, como o platônico Sócrates, o argumento até onde ele possa levar.
Ele não se mostra engajado no inquérito, cujo resultado é impossível saber de antemão.
Antes de começar a filosofar, ele já sabe a verdade; a que está declarada na fé católica.
Se ele consegue encontrar argumentos aparentemente racionais para partes da fé, melhor; se não consegue, basta-lhe recuar para o uso da revelação.
A busca por argumentos para uma conclusão dada de antemão não é filosofia e sim uma súplica especial.
Não posso, portanto, concordar que ele mereça ser considerado no mesmo nível dos melhores filósofos, seja da Grécia ou de tempos modernos.


A importância dos escritos de Aquino é reconhecida tanto na teologia, quanto na filosofia, seja por elogios ou por críticas e suas colocações podem ser facilmente achadas na internet, inclusive por serem obras de domínio público.

E por que falar de Aquino, além do fato de hoje ser o dia dedicado a ele?

Porque, no caos da educação no Brasil hoje em dia, é preciso recorrer ao padroeiro dos professores, universidades e estudantes universitários com velas e orações, mesmo que você não seja católico, de forma a procurar uma luz no fim do túnel. Sem educação, tudo é banalizado. A mente fecha, a gente não evolui. Sem educação, não tem como o país ir para a frente.

Simplesmente não tem como.

Eu posso até não concordar com tudo o que ele falava, mas me arrisco a reproduzir, fora do contexto em que foram escritas, algumas de suas palavras.


Dê-me, Senhor,
agudeza para entender,
capacidade para reter,
método e faculdade para aprender,
sutiliza para interpretar,
graça e abundância pra falar,
acerto ao começar,
direção ao progredir e
perfeição ao concluir.


Namastê, pessoal!






 

Postagens mais visitadas

Casa 2 na Amazon!

Wattpad