Virginia Woolf


Adeline Virginia nasceu em Kensington e suicidou-se em 1941 em Lewes. Escritora e editora, foi uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Virginia recebeu uma educação esmerada por professores particulares e seu próprio pai e passou a frequentar desde cedo o mundo literário.

Casou-se em 1912 com Leonard Woolf com quem fundou a Hogarth Press.

O fluxo de consciência foi uma de suas marcas mais conhecidas e da qual é considerada uma das criadoras. Suas reflexões sobre a arte literária - da liberdade de criação ao prazer da leitura - foram reunidos em dois volumes publicados sob o título de O Leitor Comum, homenagem explícita da autora àquele que, livre de qualquer tipo de obrigação, lê para seu próprio desfrute pessoal.

Foi membro do Grupo de Bloomsburry, um grupo de intelectuais que se posicionou contra as tradições literárias, políticas e sociais da Era Vitoriana. Além de Woolf e seu marido, também faziam parte Duncan Grant, Roger Fry, Clive Bell e Bertrand Russel, dentre outros nomes de peso. Ao lado de alguns destes nomes, organizou o Embuste de Dreadnought, quando visitaram um navio de guerra como se fossem membros de uma delegação de diplomatas abissínios, um membro do British Foreign Office e um intérprete. Representantes conduziram a delegação através do navio altamente secreto, as bandeiras foram hasteadas e banda tocou em sua honra (o hino de Zanzibar e não da Abissínia).
 
No ano de 1941, com o estopim da Segunda Guerra Mundial, a destruição de sua casa em Londres e a fria recepção da crítica à sua biografia do seu amigo Roger Fry, Virginia Woolf foi condicionada ao impedimento da sua escrita e caiu em uma depressão semelhante às que sofreu durante a juventude.

No último bilhete deixado para o marido, assim escreveu: 

Querido,
Tenho certeza de que enlouquecerei novamente. Sinto que não podemos passar por outro daqueles tempos terríveis. E, desta vez, não vou me recuperar. Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Por isso estou fazendo o que me parece ser a melhor coisa a fazer. Você tem me dado a maior felicidade possível. Você tem sido, em todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser. Não acho que duas pessoas poderiam ter sido mais felizes, até a chegada dessa terrível doença. Não consigo mais lutar. Sei que estou estragando a sua vida, que sem mim você poderia trabalhar. E você vai, eu sei. Veja que nem sequer consigo escrever isso apropriadamente. Não consigo ler. O que quero dizer é que devo toda a felicidade da minha vida a você. Você tem sido inteiramente paciente comigo e incrivelmente bom. Quero dizer que – todo mundo sabe disso. Se alguém pudesse me salvar teria sido você. Tudo se foi para mim, menos a certeza da sua bondade. Não posso continuar a estragar a sua vida. Não creio que duas pessoas poderiam ter sido mais felizes do que nós.
V.

Com o bolso cheio de pedras, afogou-se no Rio Ouse.

Os ensaios mais famosos de Woolf, Um Quarto Todo Seu (1929) e Três Guinéus (1938), examinam a dificuldade que escritoras e intelectuais mulheres enfrentam graças ao fato dos homens deterem desproporcionalmente o poder legal e econômico, assim como o futuro das mulheres na educação e sociedade.

Há muito o que ser dito sobre Virginia Woolf e sua contribuição ao modernismo e ao feminismo. Vale procurar. 

Um teto todo seu é, aliás, fantástico.

Postagens mais visitadas

Casa 2 na Amazon!

Wattpad